HOME > Dicas

Material de construção: Como escolher?

 

Os materiais de construção civil são um dos responsáveis por aumentar o orçamento de uma obra e é importante escolher os produtos certos, de qualidade, para evitar problemas no futuro quando o projeto for concluído.

 

Economizar é importante, por isso que pesquisar por custo benefício é a melhor opção. Afinal, quando falamos de construção ou reforma, reduzir os custos não devia ser sinônimo de perda de qualidade. Para selecionar os melhores materiais de construção civil é preciso buscar por produtos com durabilidade, segurança e que sejam sustentáveis.

 

Diferente do que muitos pensam, o uso de materiais sustentáveis vai além de uma construção ecologicamente correta. Alguns materiais têm preço menor do que os convencionais e podem simplificar ainda mais a obra. Para garantir que esses produtos realmente sejam sustentáveis, o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) define que o comprador deve verificar se a empresa que produziu o produto: 

Está formalmente constituída e com CNPJ válido;
Tem licença ambiental;
Se está na lista do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H);
Se segue normas técnicas da Entidade Tecnológica Setorial (ETS);
Se tem compromissos além daqueles exigidos por lei para boas práticas ambientais.

 

Agora que você já sabe das vantagens de comprar materiais de construção sustentáveis e de como verificar se eles realmente estão dentro das normas, saiba como fazer uma boa escolha dos materiais de construção, antes de fazer ou reformar sua casa:

 

Verifique a durabilidade do material

 

Os materiais que são produzidos de acordo com as normas técnicas são mais fáceis de analisar a durabilidade. Os de alvenaria, como por exemplo tijolos, blocos cerâmicos e de concreto tem suas dimensões e resistência à compressão padronizados e esses dados definem a categoria de cada material e para qual uso é indicado.

 

Os pisos possuem classificação definida pelo índice PEI (Porcelain Enamel Institute) que indica a resistência do material. Cada nível varia de 0 a 5 e quanto maior o número, melhor a capacidade do piso de durar por mais tempo e suportar um maior tráfego de pessoas.

 

Fique atento na necessidade de manutenção do material

 

Alguns materiais precisam de manutenção ao longo do tempo, como por exemplo a madeira que pode estragar com mudanças climáticas ou atacadas por cupins. Ou por exemplo utilizar concreto pré-moldado, ele deve ser bem impermeabilizado e estruturas metálicas aparentes devem ser feitas com metais resistente à corrosão.

Esses cuidados devem ser priorizados na realização de um projeto para garantir a durabilidade e a segurança da obra, além de evitar custos excessivos no futuro na reparação desses materiais.

 

Reaproveite alguns materiais

 

Os famosos itens de demolição, como por exemplo os materiais de revestimento (madeira e granito) podem ser reaproveitados. Mas, esses produtos devem ser analisados com bastante critério, porque podem ser danificados durante o processo de reaproveitamento. 

 

De acordo com a pesquisa realizada pelo Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare), a perda de revestimentos cerâmicos em uma construção civil pode chegar a 22% em média, porque o desperdício varia de acordo com o tipo de material a ser utilizado. Por isso, é importante ficar atento nesses materiais que podem ser reaproveitados. Essa é uma alternativa para quem quer economizar na hora de reformar ou construir uma casa nova.

 

Use materiais apropriados

 

Antes de construir e comprar os materiais é preciso levar em consideração fatores como padrão de obra, topografia e o clima da região. Um exemplo que pode ser citado é o uso de isolamento térmico em edificações. O uso de lã de vidro ou cortiça, devem ser utilizados de acordo com o clima da região para melhorar o conforto da temperatura, além de reduzir o consumo de energia.

 

Cabe ao responsável pela obra, analisar essas variáveis para definir qual material é o mais apropriado em cada parte da obra.Por isso, é importante contratar um bom profissional para que o projeto da sua construção seja feita da melhor maneira possível.

 

Gostou das nossas dicas? Fique por dentro sobre essas e outras informações de materiais de construção na nossa página de dicas!