HOME > Dicas

Tipos de soquetes

SAIBA OS DIFERENTES TIPOS DE SOQUETES QUE EXISTEM

 

Há diversos modelos de lâmpadas no mercado, cada uma com uma função e luminosidade especifica, para facilitar a iluminação em ambientes planejados, porém para cada tipo de lâmpada existe um modelo de soquete.

Para não errar na escolha de lâmpadas na hora de substituir em sua casa vamos mostrar quais os tipos de lâmpadas e suas aplicações.

 

Quais são os tipos de bases para lâmpadas?

 

Lâmpadas E12, E27, etc. O que quer dizer?

Nossas bases de lâmpadas são mais comuns, modelos de rosca. Essas bases são geralmente identificadas pela letra “E” seguida de um numero com dois algarismos.

Ex.: E-27, E-14…

 

A letra “E” surgiu em referência a Thomas Edison, inventor da lâmpada. O número corresponde ao diâmetro em mm da base da lâmpada.
Por exemplo, dizer que uma lâmpada E12 significa que sua base tem o diâmetro de 12mm.

 

Lâmpadas GU, MR16, MR11, etc. O que quer dizer?

Lâmpadas GU10, MR16, MR11. Onde suas bases têm pinos, são conhecidas como lâmpadas dicroicas.

As letras GU significam que a base tem dois pinos (a extremidade macho da ligação). Se uma lâmpada é GU10, o número 10 nos diz que o diâmetro da base é de 10 mm de diâmetro.

 

As letras MR são a sigla para “multifaceted reflector” ou refletor multifacetado. Não se refere diretamente à base, mas ao refletor. As lâmpadas refletoras possuem em seu interior paredes côncavas e espelhadas que refletem a luz de forma concentrada e em uma única direção. Essa é uma característica das dicroicas em geral, a diferença que nos interessa da dicroica com base GU10 para a MR16 é apenas que a GU10 não precisa de transformador, ela já é BIVOLT.

 

Lâmpadas Fluorescentes Tubulares

Esses modelos de lâmpadas utilizam de dois soquetes, um em cada ponta, atualmente já existe lâmpadas onde só se faz necessários um único soquete.

Cada ponta onde vai um soquete determina seus pontos fase/neutro da lâmpada e também para os modelos antigos um fio de cada soquete deve ir para o reator. Nos soquetes para lâmpadas T5, que possuem diâmetro menor, os soquetes são menores. 

Para esses modelos de lâmpada, os soques utilizados são plásticos pois a lâmpada aquece pouco.

Existem lâmpadas fluorescentes compactas que usam soquetes de encaixe, que são específicos para cada modelo.

 

Lâmpadas halógenas com refletor dicroico, as dicroicas de 12v, usam um soquete de porcelana com um rabicho de fios siliconados, justamente para aguentar a alta temperatura que alcançam. Há também as lâmpadas halógenas sem refletor – que utilizam um soquete com as mesmas características.

Lâmpadas halógenas palito também usam  soquete de porcelana com rabicho de fios siliconados, adequados para o seu encaixe.

 

Como identificar o tamanho do bocal da minha lâmpada?
O ideal será conferir no momento da compra se na embalagem diz algo a respeito do soquete, porém caso não haja informações pergunte ao profissional que está lhe atendendo. Desse modo não haverá erro na hora da troca!

Qual a importância de saber o tamanho do soquete?
Com tamanhos de soquetes diferentes, sua lâmpada não acenderá. O encaixe correto garante a fixação da peça, evitando acidentes e a passagem correta de corrente para que a lâmpada funcione normalmente.